domingo, 4 de setembro de 2011

7 dicas para vencer a depressão

Eis aí algumas dicas para manter o bom humor e o positivismo necessário à uma vida equilibrada e psicologicamente saudável.

1) Evite o quanto possível, ser crítico e queixoso, não só em relação aos outros ou das circunstâncias que estão à nossa volta, mas em relação ao que pensamos de nós e da nossa condição.

2) Ser descontraído, espontâneo, deixar aquela tensão que insiste em nos acompanhar mesmo quando não há uma razão plausível para tanto.

3) Procure estar de bem com a vida em qualquer situação. Lembre-se que precisamos proteger o ego de sentimentos vis, deprimentes e constrangedores. Recomponha sua auto-estima sempre.

4) Não analise  as coisas só pela ótica do pessimismo. Pessimismo é a via das possibilidades negativas. Mas nem tudo transita por esta via. Procure analisar as questões de forma mais racional.

5) Busque diariamente fazer algo que lhe dá prazer. Como por exemplo: andar de bicicleta, praticar um esporte, manter um relacionamento social, etc...

6) Tenha metas e objetivos na vida. Quando a pessoa se sente ociosa e sem algo para trabalhar em prol, geralmente vem pensamentos de desânimo e apatia que são um pré-estágio para a depressão e o mal humor.

7) Esteja de bem com Deus mantendo um tempo devocional diariamente.

Estas dicas são resultado de minhas pesquisas e reflexões.
Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário