sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Cristianismo Relevante


      Outro dia, redigi um texto para ser apresentado numa vígilia de oração em minha igreja. Pela importância do tema resolvi expô-lo aqui de forma parcial, transcrevendo apenas alguns trechos.

      "Vivemos num mundo frio, indiferente, no qual as pessoas procuram umas as outras quase sempre com o objetivo de conseguir algo em troca. Ser recompensado de alguma forma. Ir ao encontro de alguém que supostamente não tem nada para oferecer, não está no padrão do mundo. O padrão de Cristo contraria o padrão do mundo. Justamente isto é que torna o cristianismo relevante.
Ao dar atenção para aqueles que eram considerados inúteis e sem importância, Jesus estava quebrando paradigmas, costumes e falsos valores. Existiam barreiras sociais entre as pessoas no tempo de Jesus, mas Ele transpôs todas elas para alcançar o ser humano. Ele amava e buscava o ser humano acima de qualquer coisa.
            Esta é a marca do cristão relevante, se preocupar e valorizar o ser humano como o objeto pelo qual Jesus Cristo deu a sua vida. Transpor barreiras usando os instrumentos da amabilidade, afeto, delicadeza.
Naqueles dias a ética apresentada pela filosofia do Mestre contrariava os valores estabelecidos pela sociedade da época. Os religiosos de Israel seguiam os valores das sociedades grega e romana, onde havia castas, elites e uma barreira de preconceitos entre cada uma delas. O cristianismo unificou as pessoas como simplesmente filhos de Deus. O Apóstolo Paulo disse:

Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gal.3:28).

Estas palavras denotam bem o espírito ou a consciência que deve estar entre o povo de Deus. A unidade dos cristãos baseado no amor, foi no decorrer dos primeiros séculos da igreja, o atrativo que melhor impressionava os pagãos quanto à natureza do Evangelho. No decorrer do tempo esta unidade impressionante foi descaracterizada por inúmeras influências. Atualmente o secularismo e o consumismo do mundo moderno levam os cristãos à uma postura individualista e superficial. O tratamento entre as pessoas de nossa época tem sido marcado pela indiferença. Infelizmente isto tem contaminado a igreja e a relação dos irmãos, não só entre si, como também para com os de fora. Nossa postura no trato pessoal já não mais impressiona os não crentes, quando não decepciona e os leva a criticar-nos. 

Nesta hora convém lembrar-nos de como temos tratado uns aos outros, de como temos tratado aqueles que se afastam da igreja por desânimo ou problemas pessoais, ou daqueles que se afastam por questão doutrinaria. Temos tratado estas pessoas como amigos ou inimigos?
            O que o mundo mais observa nos cristãos é a ética e a solidariedade que os mesmos praticam. A questão doutrinária, na visão de muitas pessoas, é secundária. Gandhi, certa vez falou: “Não me torno cristão por causa dos cristãos”. O Pr. Rick Warren falou recentemente numa conferência: “Há duas razões de porque os não crentes não conhecem Jesus Cristo. Um, é que eles nunca encontraram um Cristão. O outro é, eles encontraram,”

    Devemos ser relevantes em amor, paciência, tato, cuidado e tantos outros aspectos que caracterizam o cristão.  Para o mundo, a relevância de nosso grupo pode não estar na doutrina, mas no modo como nos relacionamos e tratamos as pessoas."

Aguinaldo C. da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário