quarta-feira, 28 de setembro de 2011

As idéias tem consequências ...

Uma das ignomínias mais graves da humanidade foi o holocausto judeu realizado pelos nazistas durante a 2a. guerra mundial. Muitos já se perguntaram: como pode existir este terrível fato na época moderna? Se investigarmos as idéias que estavam florescendo na época e em décadas anteriores, entenderemos a razão do ocorrido. 
No final do século XVIII, já havia vários naturalistas com idéias evolucionistas. Darwin foi um dentre estes que logrou mais popularidade por aprofundar a tese dando uma aparência de teoria científica.

Segundo a enciclopédia Wikipédia no tópico Darwinismo Social, Darwin definiu a teoria da evolução das espécies como um movimento ou marcha para adiante, sempre progressivamente. O homem, saindo de uma forma menos organizada, avança rumo ao ápice de sua evolução, muito bem refletido no branco europeu, preferencialmente os ingleses com o cérebro superior a 1.500 gramas.

Esta foi a base do darwinismo social, que mais tarde abriu caminho para o surgimento da eugenia. A Wikipédia assim define Eugenia:
"Eugenia - é um termo cunhado em 1883 por Francis Galton (1822-1911), significando "bem nascido".[1] Galton definiu eugenia como o estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.[2] Em outras palavras, melhoramento genético. O tema é bastante controverso, particularmente após o surgimento da eugenia nazista, que veio a ser parte fundamental da ideologia de pureza racial, a qual culminou no Holocausto."


O conceito darwinista da seleção natural foi matéria prima para explodir toda sorte de preconceito racista que floreceu na Europa, em especial na Alemanha, na época da segunda guerra mundial.


É impressionante vermos como uma idéia, por mais absurda que seja, pode trazer consequências nefastas a toda uma geração. Impulsionado pelo seu ódio aos judeus, Adolf Hitler usou como pretexto as idéias "científicas" da época para dar fim a mais de 6 milhões de judeus. Durante a 2a. grande guerra, além de genocídios,  foram praticados esterilização em massa em certas nações da Europa.


Antes da 2a. guerra mundial, a Eugenia já havia sido praticada na Índia e na África, pelos seus dominadores. Estes julgavam certos povos como improdutivos e os condevam ao extermínio em campos de concentração. Entre estes estão os bosquimanos na Namíbia que foram quase completamente exterminados.


A crueldade humana foi alimentada por ideologias e teorias torpes, como o Darwinismo Social, para causar as mais desumanas barbáries. Jesus disse: "Pelos seus frutos os conhecereis". O Evolucionismo nada mais serve senão para ensoberbecer o ser humano e levá-lo a ser mais insensível. Ao menos é o que mostra a história. Um bom aviso para nós, devemos conhecer bem uma doutrina, tese ou ideologia antes de aceitá-la, pois as idéias tem consequências sérias.


Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário