terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alimentos que previnem a osteoporose


A principal fonte de cálcio é o leite. Para consumir a quantidade de cálcio recomendável para um adulto, seria necessário tomar um litro ou quatro copos por dia. Para quem acha muito, não gosta ou não pode tomar leite existem outros alimentos ricos em cálcio que podem estar presentes em todas as refeições do dia.

No café da manhã, uma alternativa ao leite e derivados, como queijo e iogurte, podem ser as frutas secas, que também são ricas em cálcio. "Você pode escolher o damasco e a uva passa. Pode ser uma porção de uma mão fechada de cada”, indica a nutricionista Fabiana Fontes.
Para o lanche, boa opção é um mix de castanhas e amêndoas. "Com três castanhas-do-pará, cinco castanhas de caju e três ou quatro amêndoas você já atinge o cálcio no meio da manhã", explica a nutricionista.
Na hora do almoço, vegetais verdes escuros podem ser consumidos à vontade. A nutricionista dá algumas opções: "Brócolis, quiabo, couve-manteiga e repolho verde. Sé precisa tomar cuidado com o espinafre, que tem uma substância chamada fitato que prejudica a absorção do cálcio".
Na refeição, feijão acompanhado de peixe é um prato cheio para fortalecer os ossos. “Badejo ou sardinha, que são peixes baratos e que você consegue consumir facilmente também são fonte de cálcio", ensina Fabiana.
Além de uma boa alimentação e de praticar exercícios, também é importante tomar sol. Quinze minutos por dia são suficientes para liberar a vitamina D armazenada na pele. É essa vitamina que ajuda o organismo a absorver o cálcio.
Fonte:  Jornal Hoje/Globo
para saber mais clique Aqui

NOTA. Além de formar e manter os ossos, o cálcio é fundamental para a atividade cerebral. Ele é um neurotransmissor,  ou seja, para que a sinapse ocorra é necessário cálcio. Precisamos de 8oo mg a 1500 mg de cálcio diariamente conforme a fase da vida. Na infância, o ideal é ingerir entre 800mg e 1200mg por dia. Na adolescência, entre 1200mg e 1500mg. Os adultos precisam de 1000mg. Já as mulheres, depois dos 50 anos, voltam a ter a necessidade de 1500mg por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário