segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Burrice: Aumenta o número de sofredores!

Está aumentando o número de sofredores de burrice! Ao menos é a impressão que tenho, a partir da minha observação pessoal. Não quero me referir à burrice como a condição que dificulta o indivíduo a aprender conteúdos teóricos, geralmente ensinados na escola. Eu me refiro à burrice que impede o indivíduo de ser feliz. Alguns poderão até duvidar de que tal coisa exista. Mas existe e pode até matar, apesar de jamais colocarem na certidão de óbito tal causa como a "causa mortis".
Parece brincadeira, mas é muito sério, há pessoas que não nasceram para serem felizes. Não que a vida lhes omitiu os dons necessários para se sentir bem, mas porque certas pessoas não se projetaram para a felicidade. Eu conheço pessoas que são jovens, possuem saúde até de sobra, algumas são bem casadas, com boa profissão, etc.., mas são ou se consideram infelizes. Apesar de terem mil razões para se sentirem bem e tranquilas, passam o dia inteiro buscando uma razão, e quando não encontram forjam, para se amargurarem.
Os portadores de tal síndrome, ou seja, da burrice que retira a felicidade; são ingratos para com Deus e consigo mesmos. São pessoas de difícil ponderação, em tudo veêm um defeito, um medo, uma ameaça. Em vez de relaxarem e aproveitarem o momento presente, sofrem por causas imaginárias, por sombras do passado ou fantasias do futuro. A imaginação não lhes ajuda, fazem-lhes criar quadros negativos, bizzaros, distorcidos. 
Depois de algumas reflexões cheguei a conclusão que este mal tem cura. Eu mesmo já sofri, em algum momento do passado, deste tipo de burrice. O remédio não vem de fora e sim de dentro e se traduz numa palavra: reflexão. Grande parte dos males deste mundo seriam resolvidos apenas com este simples remédio. Por não refletir-nos corriqueiramente, as pessoas perdem muito: as vezes o trabalho, saúde, matrimônio. Deus quer que sejamos felizes. Ele nos fez para vivermos um projeto vitorioso. Apesar das adversidades deste mundo a felicidade está bem perto de ser alcançada ou mora ao nosso lado. Muitos que duvidaram, só se aperceberam desta realidade quando a felicidade foi embora para sempre. Se afastou e foi para tão longe, que agora se lhes tornou impossível alcançá-la. 
Eu já encontrei a minha felicidade e ela está comigo hoje. Aparece toda vez que vejo meus filhos sorrirem. Aceno para ela toda vez que acordo e sinto que ainda estou vivo. Sim a felicidade está comigo porque eu decidi tê-la. Ela é uma atiude para com a vida e não uma dádiva da vida. Quem pensa assim é mais duro para sofrer, mais estável emocionalmente, mais dono de si. Ao meu ver, a inteligência acaba com a infelicidade quando é bem direcionada para o equilíbrio do indivíduo. Se refletíssemos no poder de nosso livre arbítrio, descobriríamos uma ferramenta muito poderosa. Uma ferramenta para apagar nódoas do passado e vermos a realidade sob uma nova perspectiva.
Bom, é assim que vejo. E você já resolveu ser feliz?

Aguinaldo C. da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário