quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"burkini"uma nova modo entre os muçulmano que só deixa a mostra parte do rosto, as mãos e os pés

Em uma pequena loja situada em um centro comercial do Cairo, duas mulheres organizam a mercadoria, composta por dezenas de trajes de banho “islâmicos”, o termo com o qual “as clientes conhecem o que na Europa se chama burkini”, esclarece à Agência Efe a dona do estabelecimento, Nevine, que prefere não revelar seu sobrenome.
A maioria do público da loja é formado por mulheres com hiyab (o lenço muçulmano), que param na vitrine, entram e saem, olham e se aproximam dos provadores.
“Embora existam maiôs normais à venda, vendemos muitos mais os islâmicos”, explica Nevine, uma cristã ortodoxa copta que possui, além disso, uma fábrica que confecciona “burkinis”, união de burka e biquíni.
O “burkini” é feito para as mulheres “que não podem mostrar seu corpo em público, mas que não querem deixar de tomar banho de mar ou piscina”, diz Nevine.
A versão muçulmana do maiô feminino é formada por uma peça de corpo inteiro, similar às de neopreno usadas pelos mergulhadores, sobre a qual se coloca uma túnica sem mangas e de corte solto, além de um capuz que cobre a cabeça e o pescoço.
O maiô islâmico é elaborado com lycra, “um material resistente à água ao qual é acrescentado um pouco de algodão para que seque rapidamente”, explica a empresária.

“As vendas estão aumentando, mas o mercado ainda é pequeno com muita concorrência”, ressalta Ashma, que insiste que, além dos motivos religiosos, as mulheres o utilizam para se proteger do sol ou esconder o sobrepeso.
Seu uso, cada vez mais disseminado, não agrada os acadêmicos islâmicos porque, na sua opinião, transgride as doutrinas religiosas.
“Este acessório não pode ser considerado islâmico porque a mulher mostra sua silhueta quando entra com ele na água”, argumenta a professora Soad Saleh, da Universidade de Al-Azhar, a instituição muçulmana sunita mais famosa do mundo islâmico.
E explica que “ao sair de água pode haver homens que se fixem em seu corpo e lhes desperte um desejo sexual”.
Como alternativa, Saleh propõe que as mulheres “escolham praias ou piscinas destinadas exclusivamente a mulheres ou vão muito cedo”.

leia a matéria completa aqui
Fonte: EFE / O Dia

NOTA. Este é um exemplo de religiosidade equivocada. Quanto mais se vela o corpo no propósito de coibir os desejos carnais, mais se despertam fantasias e curiosidades que de fato, se constituem em tentações sérias. Um exemplo disto é o fato de, volta e meia, ser encontrado com muitos destes religiosos "conservadores"  material pornográfico e erótico em boa quantidade. Não adianta reprimir a visão do corpo para não cair no pecado de sensualidade, é necessário ter amadurecimento e encarar o corpo humano de forma natural. Encarar o corpo, seja este masculino ou feminino, como mais um dom divino, que pode ser olhado mas não cobiçado. A pior forma de alimentar o desejo sexual  é a partir da atração física. O que deve prevalecer é atração pelo todo, ou seja, preponderantemente pela personalidade.  Quem pensa assim vive mais seguro, pois sabe que não vai se apaixonar por um corpo apenas, mas por uma pessoa completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário