quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lição da Escola Sabatina : "VESTES DE INOCÊNCIA"

O texto da lição da Escola Sabatina nesta semana, traz uma reflexão da história do Éden, abordando a questão da nudez antes e depois da queda. Traz a declaração de Ellen White de que havia uma luz  rodeando o casal antes do pecado e que ao desobedecerem perderam a tal luminosidade, sentindo vergonha e buscando cobriren-se.  O autor da lição comenta que:

"Não nos é dito como essa luz se parecia exatamente, como funcionava, nem qual era seu propósito. Apenas que, mesmo com essa luz, eles ainda eram considerados "nus". O fato de que eles não tinham vergonha deve ter significado que essa cobertura de luz não escondia completamente sua nudez, mas, naquele ambiente sem pecado, isso não importava, pois havia inocência.
 

 Em certo sentido, a ênfase na nudez parece revelar a condição de proximidade física desfrutada pelo casal sem pecado. Havia uma sinceridade, uma transparência, uma inocência sobre eles e sobre tudo que faziam, que tornava possível esse estado de coisas. Eles viviam em completa honestidade, franqueza e liberdade entre si e diante de Deus. Afinal de contas, foi assim que o Senhor ordenou. Como isso deve ter sido agradável! "
O comentario auxiliar da lição diz o seguinte: "As roupas, como as conhecemos hoje, escondem a nudez. A luz faz o oposto de ocultar (Jo 3:19, 20). Naquilo em que a roupa teria escondido coisas que a pessoa não quisesse ver e que outros vissem, Adão e Eva estavam vestidos de luz, que revela tudo, porque tudo neles era digno de ser visto. Eles não tinham nada a esconder."

Para mim, devemos tomar o texto de forma simbólica no sentido de nudez da alma. Se tomarmos o texto no sentido literal de vergonha da nudez física, devemos considerar que:

Eles eram um casal casado  que tinha  intimidades sexuais ( Gen.1:22). Portanto a visão de suas partes íntimas não deveria despertar neles a vergonha na forma de ultraje ou escândalo.Quando perceberam a aproximação de Deus se esconderam. Mas veja que eles já tinham resolvido o problema da nudez física com as folhas de figueira, por que então ainda sentiam vergonha de Deus? Tudo indica que a vergonha era decorrente da consciência culpada e não em ter seus corpos plenamente à vista. As roupas que produziram eram uma forma de compensar o sentimento de indignidade, de perca de valor pessoal.

Acredito que com o  pecado surgiu todas as más tendências, medos e inseguranças humanas, com certeza surgiu um ambiente propício para se desenvolver a vergonha do corpo tal como muitos sentem hoje. A preocupação de Deus é em nos cobrir com Sua justica que é fornecida pelo sacrifício de Jesus. Não devemos, como muitos religiosos pensam, dar ênfase no vestuário têxtil como forma de sermos aceitos por Deus. A roupa, ao menos na maioria das culturas, assumiu uma função de agregar prestígio e dignidade.  Infelizmente  muitos religiosos tem na vestimenta uma forma de demonstrar moralidade ou  ostentar piedade.


 A questão da nudez antes e depois do pecado expõe o quanto mudou dentro e fora do homem. Hoje estamos rumando novamente para o Éden e nos sentimos limitados não somente pela nossa falta de fé, mas pela nossa mesquinhez, imaturidade e superficialidade. Sempre julgamos pela casca e não pelo conteúdo. Assim se julga as pessoas pela indumentária e não pelas idéias.  Para muitos, ser um bom cristão é impressionar com um bom terno ou vestido. Queira ou não ainda sofremos da síndrome das folhas de figueira, coisa que já devia ter sido abandonada há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário