sexta-feira, 11 de março de 2011

O MAIOR TERREMOTO DA HISTÓRIA DO JAPÃO

Terremoto atinge costa do Japão, gera tsunami e mata ao menos 200. Tremor de magnitude 8,9 foi o maior do país e o 7º maior da história. Após causar destruição no Japão, ondas gigantes ameaçam costa pacífica.
Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 200 pessoas e causando destruição, e agora ameaça outros países banhados pelo Oceano Pacífico.
O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado na história do Japão.

O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês.
Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes. Um vídeo da TV local mostrou a onda gigante arrastando carros em sua chegada à costa.
Em muitos lugares, o mar ultrapassou os diques de proteção e avançou vários quilômetros por terra, recordando cenas da tsunami que ocorreu no Oceano Índico, em 2004.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, emitiu um alerta para vários países na costa do Oceano Atlântico, avisando da possibilidade da chegada de ondas de até dez metros.
Vários governos emitiram alertas, e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.
Ondas "pequenas" já atingiram as Filipinas, horas depois do terremoto, informou o sismólogo chefe do país.
A Indonésia também informou que não houve danos na chegada das ondas a seu território, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, também levantou o alerta.
As ondas alcançaram 1,5 metro nas ilhas Midway, segundo o centro. A estação de monitoração disse que era impossível prever a altura das ondas que já chegaram ao Havaí, mas sem causar estragos.

 Fonte: G1

Nota: Este não é mais um terremoto, mas o pior da história do Japão. Assim como no Brasil, onde no início deste ano (2011), ocorreu a pior catástrofe natural de sua história, em outras partes também estão ocorrendo fenômenos inéditos. Será isso apenas coincidência, ou um sinal de que este mundo não vai muito longe? A fé e o conhecimento das Escrituras é que fazem a diferença nesta hora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário