quarta-feira, 9 de março de 2011

CONFLITOS RELIGIOSOS NO ORIENTE MÉDIO

Dez pessoas morreram e ao menos 110 ficaram feridas na noite desta terça-feira (8), durante violentos confrontos religiosos no Cairo, informou o Ministério da Saúde.

O diretor dos serviços de emergência do ministério, Sherif Zamel, confirmou a cifra, sem dar mais detalhes ou informar a religião das vítimas.

- O número total de feridos internados em hospitais depois da violência nos bairros de Moqattam, da Citadela e Sayeda Aisha é de 110, e dez pessoas foram mortas.

Mais cedo, um padre copta havia anunciado a morte de pelo menos seis fiéis nos enfrentamentos entre muçulmanos e cristãos coptas.

O padre Samann Ibrahim informou ainda que os corpos foram levados para o pequeno hospital da paróquia.

- Todos morreram baleados. Os feridos também foram atingidos por tiros.

Os confrontos aconteceram quando os cristãos, muito numerosos nesse bairro pobre da zona leste do Cairo, protestavam contra o incêndio de uma igreja ao sul da capital egípcia.

Os manifestantes foram atacados por muçulmanos armados, que também abriram fogo contra as casas dos cristãos. 

Os incidentes começaram na última sexta-feira (4) e foram provocados pelo relacionamento amoroso entre um cristão e uma muçulmana, fato que revoltou as famílias. A briga terminou com as mortes dos dois patriarcas.

No último sábado (5), depois do funeral do pai da mulher, um grupo de muçulmanos ateou fogo à igreja da localidade.

As relações entre muçulmanos e cristãos são um tabu no Egito, onde o casamento entre as religiões só é considerado legal se o homem se converter ao Islã.

Os coptas, os cristão egípcios, representam entre 6% e 10% da população.



Fonte: R7 Notícias


NOTA. O cenário político no mundo árabe está mudando drasticamente e temos que ter cautela quanto a uma previsão otimista para os cristãos. Ouve revoluções políticas em países de maioria mulçumana que trouxe ainda mais opressão aos cristãos, como é o caso do Iraque depois da saída de Sadã Hussein. Com a saída dos ditadores que em muitos casos toleram a presença de outras religiões, há a tendência de o poder ir parar nas mãos dos fundamentalistas religiosos islâmicos, que são intolerantes a outras religiões. Oremos pelos irmãos que moram nestes países bem como pela obra evangélica nestes povos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário