quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CUIDANDO DAS JANELAS DA ALMA!


Os nossos olhos são órgãos que nos ajudam a perceber a realidade que está a nossa volta. Estes funcionam também como  filtros que nos oferecem uma noção da realidade, que nem sempre é a mais verdadeira ou real. Quando alguém elogia a beleza de uma pessoa ou objeto, não é raro se ouvir dizer: são seus olhos! No passado quando se tinha dúvida sobre a veracidade de alguma coisa, a palavra final era do rei. Se este dissesse que aquilo era verdadeiro, o mesmo  passava a ser real. 
        
        Os nossos olhos, ou o olhar que lançamos sobre as coisas estão relacionados com nossos conceitos e idéias. O olhar simboliza a forma de pensar de cada um. Os pensamentos têm uma influência determinante sobre as emoções e o comportamento de uma pessoa. Dependendo da educação, das experiências em relação com o ambiente e de como a pessoa lida com tudo isso, ela pode desenvolver um conjunto de crenças e valores pelo qual passa a interpretar o mundo e sua relação com ele.
A forma de vermos o mundo pode gerar uma imensidade de transtornos para nós e aqueles que nos cercam. Quando formamos conceitos baseados numa observação superficial ou carente de conhecimento prático, construímos lentes que distorcem nossa visão.
  “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo corpo terá luz" (Mateus 6.22).
Jesus propôs uma solução radical, não disse que bastaria apenas limpar os olhos. Temos que recriar nossa visão de mundo, caso esta estiver fazendo-nos errar o alvo. Um processo que demanda renovação da mente ou pensamento.
Pensamentos bons devem ser sempre nutridos. Somos constantemente bombardeados com informações ruins que despertam pensamentos negativos. O recurso que temos à disposição é procurar ocupar os pensamentos, na maior parte do tempo, com temas positivos ou que promovam bem estar. Para tanto, precisamos cuidar com aquilo que ocupa nossos sentidos. Este é apenas um dos passos.

Outro é rever nossa escala de valores, aquilo que classificamos como princípios e costumes. Os princípios são eternos, enquanto os costumes se alteram conforme lugar e época.
Um julgamento correto vem de uma interpretação isenta de preconceitos, ou seja, sem deformações pela forma de perceber a realidade. Temos que verificar se a forma com que julgamos as pessoas considera elas como realmente são, no contexto em que vivem ou estão, pertencendo a este ou aquele grupo social.
Quando os nossos olhos estão curados passamos a ver os outros sob um prisma positivista, onde há lugar para o amor e a compreensão. Vemos a nós mesmos de forma mais autêntica, sem tornar-nos ansiosos por causa das vaidades deste mundo.

Este é um dos aspectos mais importantes para nossa felicidade e com certeza  participativa na de outras pessoas também. 
 Um mundo melhor depende dos olhos de quem o percebe!

                                                         
 Aguinaldo da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário