sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE?



Este tema sempre despertou a curiosidade e a imaginação das pessoas. Cada segmento religioso busca dar uma explicação; tentando  amoldar suas teses aos fenômenos sobrenaturais  vistos no mundo. Mas o que diz a Bíblia a respeito da morte? Nela a morte é apresentada como uma conseqüência do pecado.
“...Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, pois no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”(Gênesis2:17).
“Porque o salário do pecado é a morte ...”. (Romanos 6:23).
Porque assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e com o pecado a morte...” (Romanos 5:12).
A idéia de que a vida continua após a morte foi lançada no jardim do Éden, durante o diálogo da serpente com Eva.
“Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. (Gênesis 3:4).

Foi no jardim do Éden, através da serpente, ou seja, Satanás, que surgiu a idéia de imortalidade da alma. O pai da mentira, Satanás, sabia que se o homem tivesse uma visão errônea da morte seria mais fácil fazê-lo pecar. Por que temer o pecado se  na realidade a consequência do pecado não é a morte real, mas  uma passagem para outra vida? 
A crença na reencarnação e vida após a morte desfaz a sentença de  Deus, declarando que todos os seres humanos são imortais mesmo após o pecado. Esta mentira está ressoando através dos tempos até hoje.
As culturas pagãs desenvolveram as mais variadas fábulas com relação ao estado dos mortos. Os egípcios, entre outros povos, foram os que mais desenvolveram mitos e crendices em torno da morte. Infelizmente esta doutrina foi  assimilada por parte do judaísmo e cristianismo, sendo pelo último durante a grande escuridão da idade medieval. A Bíblia não abona a crença na imortalidade da alma, muito pelo contrário ela afirma:
Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é  minha;  a alma que pecar essa morrerá.”(Ezequiel 18:4).
A Bíblia fala que somente Deus possui a imortalidade. (I Timóteo 6:16).
A Bíblia também  fala que a vida do ser humano em si é igual a dos animais.
 “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos tem o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade.” (Eclesiastes  3:19).
 “Quem adverte que o fôlego dos filhos dos homens sobe para cima, e o fôlego dos animais desce para baixo da terra?” (Eclesiastes 3:21).
Ambos, homens e animais, são seres criados a partir dos elementos químicos da terra  acrescido da maravilhosa energia propulsora, ou seja “fôlego de vida”.
Formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida, e o homem tornou-se alma vivente.” (Gênesis 2:7).
A Bíblia não diz que Deus formou o homem do pó da terra e introduziu nele uma alma. A alma no seu sentido literal é a própria constituição humana, a soma dos elementos químicos mais a energia vital.
Na morte o processo é justamente o contrário.
“... se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó.”  (Salmos 104:29).
No Antigo Testamento a palavra alma é traduzida do termo hebraico NEPHESH e no  Novo Testamento é traduzida do termo grego PSYCHE. Ambos os termos se aplicam comumente à unidade do ser humano (matéria + energia vital), enfim, ao homem como indivíduos; mas em algumas vezes designa a parte sentimental da pessoa, os pensamentos, a consciência , o caráter, a imaginação. Não há nada nestes dois termos que  designe uma entidade consciente que possa sobreviver à morte do corpo e ser assim imortal.
O estado dos mortos foi ilustrado por Jesus ao comparar com um sono.
“Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo dorme, mas vou despertá-lo do sono... Então disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” (João 11:11, 14).  
Se a morte fosse uma passagem para a vida eterna, com certeza Lázaro estaria no céu quando Jesus mandou tirar a pedra da sepultura. No entanto Jesus não mandou Lázaro voltar para a Terra, mas sim sair para fora da sepultura. (João 11:43) 
A idéia de comparar a morte com o sono também é expressa por Jó.
Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem se erguerá de seu sono.”( Jó 14:12).
 A consciência do homem na morte é claramente expressa nos seguintes textos:

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem cousa nenhuma, nem tão pouco eles tem jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em cousa alguma do que se faz debaixo do sol.” (Eclesiastes 9:5,6).
“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” (Salmo 115:17).
Segundo a Bíblia os mortos receberão a recompensa após a ressurreição:

E muitos dos que dormem no pó da Terra ressuscitarão uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.” ( Daniel 12:2).
Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos, e serás bem aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.” (Lucas 14: 13, 14 - grifo acrescentado).
Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizerem o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizerem o mal para a ressurreição da condenação.” ( João 5:28,29).

O apóstolo Paulo diz: 

                 "Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.  Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor". (I Tessalonicenses 4:13-17).

Não é compatível com o que a Bíblia revela e nem mesmo com a lógica a idéia de que os mortos já estejam no céu ou no inferno ou em um lugar indeterminado recebendo alguma recompensa ou aguardando esta de forma consciente. A Bíblia fala que na ressurreição os mortos serão julgados e recompensados segundo a suas obras.

Uma questão importante que talvez o caro leitor esteja se perguntando, diz respeito às manifestações sobrenaturais espiritualistas que são atribuídas aos mortos. A Bíblia diz:

Quando vos disserem: Consultai os que tem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre dentes; - não recorrerá um povo ao  seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? (Isaías 8:19).
Se os mortos estão completamente inconscientes, em repouso, quem são os espíritos que vêem comunicarem-se com as pessoas? A própria Bíblia responde:

Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais  vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para  os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-poderoso.”(Apocalipse 16:14).
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça: a fim dos quais será conforme as suas obras.” (II Coríntios 11:14,15).

A obra de Satanás é a obra do engano, assim ele vem agindo desde o princípio e assim ele pretende afastar os seres humanos de Deus. A Bíblia diz que Satanás é  o pai da mentira e nunca se firmou na verdade (João 8:44). Não podemos esquecer que no Éden ao tentar  Eva, Satanás usou uma serpente como médium. Portanto o espiritualismo é uma antiga tática do inimigo para enganar e levar o ser humano ao pecado.
A doutrina da reencarnação é outra cilada diabólica usando o mesmo pano de fundo do espiritismo. Esta prega a perpetuidade da alma através de infindáveis ciclos de nascimento e morte. Mas a Bíblia é clara com respeito a este assunto:
“E como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, e depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27).
A Bíblia é clara ao dizer que o ser humano nasce e morre apenas uma vez em sua passagem pela existência. A idéia de que somos eternos e apenas mudamos de estágios se contrapõe completamente a Bíblia, porque elimina a figura da responsabilidade moral por nossos atos e do juízo final. Assim sendo, não interessa o caminho que escolhemos hoje, seja bom ou mal, porque segundo esta doutrina, somos intrinsecamente eternos. Mas Deus diz:
“..Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte.” (Jeremias 21:8).
A doutrina da imortalidade da alma bem como outras crenças de origem pagã  se fixaram na tradição da  igreja no tempo em que um poder apóstata passou a dominar o cristianismo, não pela força, mas pela astúcia. Um período marcado pelo obscurantismo, opressão e intolerância religiosa. 

Texto extraído do livro: A Opção da Fé!
Autor: Aguinaldo C. da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário