quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O SERMÃO DA MONTANHA E AS MEDIOCRIDADES HUMANAS!

Uma das lições que podemos tirar do sermão da montanha, diz respeito as mediocridades humanas. Por que fizemos sempre o mínimo possível ao próximo e nos esquivamos de ir um pouco além em nossas ações e atitudes positivas?
Jesus disse: "E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas." (Mat. 5:41).

Em nosso tempo  as pessoas tem se demonstrado mais frias, formais, indiferentes e superficiais. O amor está acabando! Vemos apenas amizades interesseiras. Tudo, as vezes, não passa de um jogo de toma lá, da cá. 
As palavras do Mestre são uma exortação a que sejamos realmente generosos e altruístas em nossas atitudes, demonstrando os frutos do amor àqueles que nos rodeiam.
Infelizmente vivemos muitas vezes no sistema do "feijão com arroz", ou seja, fazendo o mínimo para manter uma aparência de pessoa educada conforme as  convenções sociais  estabelecidas. Amar é ir além do mero formalismo social. É dar o primeiro passo na busca da reconciliação. É buscar ajudar alguém sem pensar em retribuição.
Se procurarmos meramente cumprir a obrigação sempre seremos pessoas indiferentes e superficiais. Não conseguiremos ver além das aparências e não iremos além do julgamento da sociedade. A sociedade que quase sempre pré-julga e condena sem tomar conhecimento do verdadeiro teor das  questões. Mas os homens de segunda milha vão além, são positivistas com a vida,  tratando o ser humana como a coisa mais preciosa da criação divina.
O mundo carece de generosidade, de compreensão, de pessoas que se disponham a fazer mais do que seria por direito ou obrigação. Quando agirmos deste modo, assim como nos ensinou o Mestre, poderemos salvar almas, ser pescadores de homens. A demonstração do verdadeiro amor é de origem divina e só poderemos manifestar este dom se conhecermos a fonte!

nEle que é a fonte de todos os dons!

Aguinaldo C. da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário