quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O CRISTIANISMO NA VISÃO DE C. S. LEWIS

Estou lendo o livro Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis. Este foi um renomado escritor cristão, publicando também obras fora do cunho religioso, tais como 'As Crônicas de Nárnia'. 
Lewis nasceu em 1898, sendo ateu por muitos anos. Em 1929 se converteu ao cristianismo e passou a escrever sobre religião com a bagagem de quem foi longe em busca da verdade.
No primeiro capítulo do livro, o autor apresenta a lei moral como uma grande evidência da realidade do Criador. Em qualquer cultura ou lugar, todo o ser humano tem um senso de justiça, um princípio interior de classificar o certo e o errado. Isto pela ótica evolucionista/ateísta não seria esperado. Por que os princípios de justiça e altruísmo deveriam aparecer no homem, se pela seleção natural o egoísmo pode ser visto como um fator de sobrevivência?. 
Lewis apresenta  a Lei moral, como um princípio harmônico universal regendo a conduta humana. Algo que é real, não  é uma invenção humana. Assim como a tabuada é um princípio básico da matemática e  não uma invenção humana, sabemos que podemos errar o cálculo mas isto não invalida a tabuada. Assim nossas tentativas de cumprir a lei moral podem ser imperfeitas e fracassadas, mas isto não elimina  a referida lei. Em diferentes povos o padrão moral pode ter suas variações, mas lá no fundo o ser humano reconhece  a verdadeira justiça. É como uma lei natural impregnada na consciência humana.
Esta colocação me faz lembrar na lei moral concedida por Deus no Monte Sinai, o Decálago. Nenhum outro código moral influenciou tanto nossas leis vigentes, quanto Os Dez Mandamentos. Num tempo de crise e confusão moral, quando viceja o relativismo moral,  nada melhor que reconhecer os Dez Mandamentos como os princípios eternos da Lei de Deus.
Davi falou: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim a tua lei está dentro do meu coração.” (Salmos 40:8).
Paulo assim se referiu a Lei: E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom." (Romanos 7:12)

Nenhum comentário:

Postar um comentário