quarta-feira, 30 de junho de 2010

O FUTURO DA HUMANIDADE


O cientista Frank Fenner é respeitado mundialmente por ter ajudado a erradicar a varíola e fundado o Centro de Recursos e Estudos Ambientais da Universidade Nacional Australiana. Em entrevista a um jornal australiano, ele afirmou que a humanidade será extinta em no máximo 100 anos.

Segundo Fenner, a causa principal será a inabilidade dos governos e sociedades em lidar com a mudança climática, que afetará, entre outras coisas, a produção de alimentos. Para piorar, ele prevê um crescimento populacional exacerbado nesse século, assim como um consumo totalmente inadequado e sem planejamento, não condizente com a urgência da questão ambiental.

Mas, segundo um colega de Fenner, Stephen Boyden, ainda há tempo de nos salvarmos. Só que seu prognóstico não é exatamente otimista: para isso, teríamos que passar por uma revolução radical que deixasse os velhos hábitos para trás e implantasse uma nova ordem baseada na verdadeira sustentabilidade ecológica. E isso teria que acontecer com muita urgência. Para Fenner, isso não está acontecendo. A fome, os desastres naturais causados pelo aquecimento global, a disseminação de doenças e as guerras ligadas ao controle de safras e de água ceifarão o ser humano do planeta, a não ser que mudemos imediatamente nosso estilo de vida.

Fonte: Pop News

Nota: O desfecho da história da humanidade está sendo prevista de forma pessimista por cientistas e especialistas ambientais. Entendemos, de forma geral, que isto decorre das agressões e atitudes inconsequentes do próprio ser humano. Por outro lado, há fatos não explicados pela ciência, como o aumento na frequência de  terremotos. Contudo, devemos ter esperança, apesar do quadro melancólico. Além das ações que o homem pode fazer para adiar o caos global, há um novo reino que culminará a história da humanidade de forma gloriosa: o reino do nosso Senhor Jesus Cristo a ser estabelecido em sua segunda vinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário