segunda-feira, 31 de maio de 2010

QUESTÃO DE PAIXÃO!

Daqui há alguns dias o mundo vai assistir a  mais uma edição da copa do mundo de futebol. Um evento que se repete a cada quatro anos e envolve torcedores de diferentes países.
Em nosso país o futebol é uma paixão nacional, e durante a copa a euforia toma conta dos torcedores, que com faixas e bandeiras invadem praças e avenidas.
Não sou contra esta modalidade esportiva, mas fico admirado ao ver como as  pessoas são fascinadas por algo de caráter lúdico.
Será justificável tamanha empolgação por um esporte, diante de outros aspectos sérios da vida?
Como seria nosso país se fosse dado a mesma atenção a outras causas de real valor? Um país que ocupa o penúltimo lugar no ranking da educação escolar, ou seja, ocupamos o segundo lugar como pior do mundo na qualidade do ensino. Que bom seria se fosse manifestado mais interesse por qualidade de vida, redução de taxa de mortalidade infantil, desenvolvimento sustentável, etc... Esta seria a verdadeira "copa" pela qual deveríamos nos apaixonar. Que troxesse menos desigualdade social e mais condições de vida a todos. Se tivéssemos uma mentalidade mais amadurecida daríamos mais atenção a tudo aquilo que realmente faz diferença em nossa vida. Seríamos menos apegados às fantasias e banalidades. Não colocaríamos em evidência tanto nosso espírito competitivo que é o que impulsiona o futebol, assim como impulsionou outros esportes do passado, tais como os combates mortais dos gladiadores. Realmente, se fôssemos mais fraternos e menos competitivos não veríamos tanta miséria e sofrimento em nossa sociedade.
Mas enquanto isto, vamos nos deleitando com o futebol, que realmente é um bom passatempo para quem está descansando ou temporariamente desocupado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário