quinta-feira, 1 de abril de 2010

A VERDADE

Vivemos no século da relativização, o qual preconiza que não há uma verdade fundamental e objetiva. Este conceito, de relativização da verdade, contagiou a moral, a filosofia e a religião. O macro ecumenismo em nossos dias, propõe que todas as correntes religiosas do mundo, sejam estas de origem cristã, mulçumana, pagã, espírita, indígena, etc... São formas alternativas de cultuarmos a Deus com a mesma validade e resultado. No entanto, a afirmação de que todos os caminhos levam a Deus é um ledo engano.

A Bíblia não faz esta afirmação, nem diz que Deus não se importa pela forma como o servimos, adoramos ou o buscamos. Já no começo da história humana, há o exemplo das ofertas de Caim e de Abel. Abel, trouxe uma oferta das primícias de seu rebanho, enquanto Caim ofereceu do fruto da terra (Gên. 4:3-4). A narrativa bíblica diz que Deus não se agradou da oferta de Caim e este ficou triste e com inveja de seu irmão.

No tempo do profeta Elias, Israel mantinha, por influência da rainha de origem fenícia Jezabel, vários profetas de Baal. Elias viu a impossibilidade da convivência dele e dos profetas do Senhor com os de Baal, então propôs um desafio: ambos os lados fariam um altar e invocariam a Deus, quem recebesse a manifestação divina permaneceria em Israel. Durante um dia inteiro os profetas de Baal permaneceram ao redor do altar clamando, sem obter qualquer resposta. Ficaram tão ansiosos e desesperados que chegaram a cortarem-se com facas em busca da misericórdia divina. Quando chegou a vez de Elias, este erigiu seu altar e mandou que aqueles encharcassem com água todo o altar. Quando Elias pôs a oferta e invocou a Deus, a manifestação foi imediata, tanto a oferta quanto o altar foram consumidos pelo fogo divino. A história completa está no livro de I Reis capítulo 18, nos versos 20 a 40.

Em ambos os casos citados, havia uma verdade objetiva em torno da adoração e da manifestação da fé. Deus não aceitou os caminhos alternativos criados. Certa vez Jesus afirmou: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8:32). É do interesse de Deus que conheçamos e sigamos a verdade sobre sua palavra e vontade.

Se todos os caminhos fossem verdadeiras formas de levarem a Deus, Jesus não teria enviado seus discípulos ao mundo para comunicarem o evangelho; pois cada nação e cultura já teria o seu “evangelho” próprio. É intento do Inimigo de Deus confundir, no último tempo, a mente das pessoas a que não dêem valor a verdade. Mas a Bíblia afirma: “A fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.” (II Tesslonicenses 2:12).



Nenhum comentário:

Postar um comentário