domingo, 11 de abril de 2010

MUDANÇA CLIMÁTICA


















Estamos vivendo numa época de grandes transformações no mundo, sem excluir a própria natureza do planeta Terra. Alguns estão colocando em xeque a questão do aquecimento global e suas consequencias. No entanto é mais que evidente que estamos vivendo uma fase totalmente nova e inédita no comportamento do clima e nas condições ambientais do planeta.
Para quem tem dúvida sobre a realidade da mudança climática em nossos dias, menciono o trabalho meticuloso do Sr. Nei Abílio, um agricultor do município de Vctor Graeff, no planalto gaúcho. Este por quase trinta anos anotou diariamente o comportamento do clima, além de anotar os milímetros de chuva com o auxílio de um pluviômetro. Assim colecionou um panhado de dados que está sendo usado até por alunos da UFRS. É impressionante o que mostra seu trabalho de observação. De acordo com as anotações dos últimos 30 anos, da primeira década até agora, as temperaturas médias do verão subiram 7ºC. E, do inverno, caíram 2ºC. Em três décadas o número de geadas aumentou muito. A média de chuvas de granizo quase dobrou neste período. E os ventos com velocidade superior a 60 quilômetros por hora aumentaram quase cinco vezes em 30 anos.
Pode ser que não haja unanimidade entre os cientistas quanto a participação do efeito estufa na mudança climática. Mas uma coisa é clara, ela existe e o homem tem sua parcela de culpa neste fenômeno. Simplesmente negar que as enormes emissões de gás carbônico, entre outros gases poluidores não tenham qualquer participação como agentes causadores de danos ambientais é uma enorme irresponsabilidade e falta de bom senso.
Na verdade  temos que admitir que nem tudo é de origem antropogênica, mas que o homem tem deixado sua marca destruídora é algo irrefutável.
Encontramos na Bíblia, mas especificamente no Apocalipse, a informação de que Deus irá punir os que destroem a Terra (Apoc. 11:18).
Com certeza este é mais um sinal de que a segunda vinda de Jesus Cristo a Terra se aproxima, e nosso dever é aguardá-lo como mordomos fiéis dos talentos que Ele nos outorgou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário